lábios rachados e ressecados, saiba os motivos!

Seus lábios estão ressecados, rachados e descamando? Ou, até mesmo, inchados e com feridas? Verifique se não é por algum desses motivos que isso está acontecendo, e o que fazer para que se regenerem.

Excesso de sal

Loading...

Você já deve ter percebido como ficam seus lábios depois de comer pipoca salgada, não é? Comer muito sal causa desidratação do organismo e isso afetará a sua pele, inclusive a dos lábios.

Queimadura de sol

Expor-se aos raios solares durante muito tempo, ainda mais sem a devida proteção, pode causar queimadura nos lábios, que poderão arder, inchar, escamar, inclusive sangrar.

Cafeína

Pessoas que substituem água por chás, café, chimarrão ou outra bebida rica em cafeína tendem a ter a pele mais ressecada, pois a cafeína tem efeito desidratante para o organismo. E isso pode afetar até mesmo os lábios.

Frio, vento e clima seco

Os lábios são semimucosas. Sua parte interna não produz queratina. Por esse motivo e por não se autolubrificarem, os lábios precisam ser constantemente hidratados, especialmente em dias ventosos, frios e de clima seco.

Ar-condicionado

Ele reduz a umidade do ar. O ponto anterior explica de que forma isso afeta os lábios.

Desidratação do organismo

Beber pouca água afeta o corpo, de maneira geral, drasticamente. Isso se torna muito visível em toda pele, especialmente no rosto e lábios.

Lambê-los

Muitas pessoas têm compulsão por lamber os lábios ou os lambem para umedecê-los, e acabam provocando um efeito contrário: ressecamento e rachadura.

A dermatologista Gabriella Albuquerque disse a este site: “A saliva é muito ácida e acaba irritando a pele que fica ao redor dos lábios, causando manchas escuras nesta região”.

Medicamentos

Alguns medicamentos, como isotretinoína e quimioterápicos, podem fragilizar a pele e lábios, causando prurido e ressecamento, entre outros efeitos.

Falta de vitaminas

Anemia e deficiência de outras vitaminas também contribuem para o ressecamento labial.

Queilite

A dermatologista Marcia Purceli disse ao programa Bem Estar que o “acúmulo da saliva [nos cantos da boca] faz com que as células do lábio fiquem encharcadas. Isso proporciona uma abertura para o bichinho errado, no caso, o fungo”. É como costuma surgir a Queilite. Uma consulta médica é necessária para um tratamento com o medicamento correto.

Como curar os lábios rachados ou ressecados

Exceto em casos graves, quando um tratamento medicamentoso é necessário (somente um médico poderá receitar o remédio), é preciso manter os lábios hidratados e nutridos. Em alguns casos, uma esfoliação poderá ser necessária. Além disso, é importante identificar a causa do ressecamento labial e, então, fazer os ajustes necessários nos hábitos como, por exemplo, diminuir o consumo de sal e a exposição solar, ou aumentar o consumo de água e diminuir o de cafeína.

Qual é o melhor produto para hidratar e regenerar os lábios?

Há muitos hidratantes e regeneradores labiais muito bons no mercado. Gostaria de recomendar dois que são maravilhosos: o dexpantenol (Pró-Vitamina B5) e aquele usado em bumbum de bebê, à base de retinol, óxido de zinco e óleo de fígado de bacalhau. Esses dois medicamentos, misturados meio a meio, produzem um efeito excelente. Há vários nomes comerciais para eles, portanto, são muito fáceis de encontrar no mercado.

Depois que estiverem saudáveis novamente, você poderá usar um batom, pomada ou geleia hidratante específicas para os lábios. A manteiga de cacau, bastante requisitada no inverno, não promove hidratação, apenas protege os lábios do frio e do vento. Você pode usá-la, desde que passe um hidratante antes.

Loading...