8 coisas que você deve fazer antes de ir ao ginecologista

É importante passar por check-ups regulares para evitar o desenvolvimento de problemas de saúde. Entre os profissionais de saúde que devem ser visitados, está (no caso das mulheres, claro) o(a) ginecologista.

A ida ao(à) ginecologista é uma ocasião em que, além de fazer exames preventivos, buscar diagnósticos para condições que tenha e ouvir orientações quanto a como proceder para preservar sua saúde, a mulher pode tirar dúvidas que possua. É preciso, no entanto, que a mulher tome algumas medidas antes da consulta.

Abaixo, estão listadas algumas coisas que as mulheres precisam fazer para tirar da consulta ginecológica o máximo possível para o bem de sua saúde:
Vencer pudores contraproducentes

Loading...

Entender que não deve ficar escondendo as coisas do médico (ou da médica) por vergonha, pois ele (ou ela) precisa das informações para avaliar a situação, fazer diagnósticos e prescrever tratamentos.
Trata-se um profissional (ou de uma profissional) cujo objetivo é orientar a paciente, fazer exames preventivos e tratar os problemas que possa haver e cujo comportamento é rigidamente regulado pela ética médica e por regulamentos específicos.

Preparar a listinha

Preparar uma lista com as dúvidas que tem, para evitar esquecer-se de perguntar sobre elas durante a consulta.

Tomar cuidado com a menstruação

Exames como o de Papanicolau são prejudicados pelo sangramento. Por isso, se a menstruação coincidir com uma consulta de rotina, o melhor é tentar marcar uma nova data. Claro, se se tratar de uma emergência (talvez, até relacionada ao próprio sangramento), é melhor ir de qualquer maneira.

Lembrar-se dos exames anteriores

Separar com antecedência os exames mais recentes para levar à consulta.

Esvaziar a bexiga antes da consulta

Exames ginecológicos podem ser bastante desconfortáveis se a paciente estiver com a bexiga repleta de urina, e, por isso, é melhor que a mulher urine antes de ir à consulta.

Evitar o se*o na véspera

Praticar se*o na véspera da consulta pode prejudicar a avaliação do resultado de exames e da coleta para exame de Papanicolau, por isso, é melhor evitar.

Decidir o que fazer quanto aos pelos pubianos

Não é obrigatório depilar-se para ir à consulta ginecológica, mas há mulheres que se sentem mais confortáveis indo depiladas à consulta. Tudo bem, o importante é que a mulher faça o que vá deixá-la mais confortável na hora da consulta.

Evitar a ducha final

A ducha vaginal prejudica o exame das secreções da vagina e prejudica a coleta do material necessário para verificar se há câncer do colo do útero.

Loading...