Como acontece um relâmpago, essa enorme corrente que pode matar

Basicamente, o relâmpago é uma corrente elétrica…

Para fazer essa corrente elétrica, em primeiro lugar é preciso uma nuvem. Quando o solo é quente, ele aquece o ar acima dele, esse ar quente sobe, à medida que o ar sobe, vapor de água esfria e forma uma nuvem.

Loading...

Quando o ar continua a aumentar, a nuvem se torna maior e maior. Nos topos das nuvens, a temperatura é abaixo de zero e o vapor de água se transforma em gelo.

Agora, a nuvem torna-se uma nuvem de tempestade. Lotes de pequenos pedaços de gelo entram em colisão uns aos outros, todas essas colisões causam uma acumulação de carga elétrica.

Eventualmente, toda a nuvem se enche de cargas elétricas. , partículas carregadas positivamente na parte superior da nuvem, já as partículas com carga negativa mais pesadas afundam para o fundo da nuvem.

Quando as cargas positivas e negativas crescem o suficiente, da inicio a uma faísca gigante – relâmpago – que ocorre entre as duas cargas dentro da nuvem. Isto é como uma eletricidade estática que você vê, mas muito maior. A maioria relâmpago acontece dentro de uma nuvem, mas às vezes acontece entre a nuvem e o solo.

Quando a acumulação de carga positiva se acumula no solo debaixo da nuvem, são atraídos para a carga negativa no fundo da nuvem, a carga positiva do solo concentra em torno de qualquer coisa – árvores, pára-raios, mesmo as pessoas! A carga positiva do chão se conecta com a carga negativa das nuvens e faz o relâmpago.

Um relâmpago é uma poderosa explosão de energia que acontece muito rapidamente durante uma tempestade, o resultado é um espetaculo de extrema beleza.

Factos Do Relâmpago

  • Quando um raio atinge o chão que procura o caminho mais curto para algo com uma carga positiva, isso pode ser uma árvore, um edifício alto ou até uma pessoa.
  • Milhares de pessoas são atingidas por um raio a cada ano.
  • Os raios diretos são geralmente fatais.
  • Pára-raios (também chamados de condutores) são hastes de metal ou objetos semelhantes que desviam relâmpago em segurança para o chão, que muitas vezes podem ser vistos no topo de edifícios altos.
  • A maioria dos relâmpagos ocorrem sobre a terra, em vez de oceanos, com cerca de 70% da sua ocorrência nos trópicos.
  • Também pode ocorrer durante erupções vulcânicas, tempestades de poeira, tempestades de neve, incêndios florestais e tornados.
  • Astrofobia é o medo de trovões e relâmpagos.
  • Há relâmpagos algum lugar da Terra a cada segundo.
  • A temperatura média de um raio é de cerca de 20000 ° C.
Loading...