Você não deve comentar ‘amém’ no Facebook, pense bem Nisto antes do o fazer!

Provavelmente você já se deparou com imagens no Facebook pedindo algum tipo de like ou comentário. Poucas pessoas sabem, mas na verdade esse tipo de imagem é usado apenas para conseguir visualizações e curtidas.

As pessoas que criam essas postagens, geralmente colocam mensagens motivacionais pedindo para que os internautas deixem seu “amém” ou que curtam determinada foto. Frases do tipo “você provavelmente não irá curtir“, “deixe seu amém para me curar”, “quem não curtir irá para o inferno” são as mais usadas para viralizar uma postagem no Facebook.

Porém, se você é uma pessoa que se comove facilmente com esse tipo de mensagem, tome cuidado! Ao invés de ajudar, na verdade você pode estar contribuindo para um golpe muito conhecido feito por spammers.

Loading...

Eles têm o costume de usar a boa vontade das pessoas para conseguir o que querem. Através de imagens tristes, que geralmente contém crianças com algum problema de saúde, eles simplesmente estão em busca de ganhar dinheiro fácil através das #Redes Sociais.

Observem que na maioria das vezes, essas postagens alcançam um grande número de pessoas, além de gerar infinitos comentários e compartilhamentos.

O grande problema é que essas pessoas não estão ajudando aquela criancinha da foto, mas impulsionando mais ainda o conteúdo publicado pelo spammer.

Geralmente donos de páginas, eles usam esse artifício para ganhar mais seguidores, o que acaba não sendo uma coisa errada. Porém, por outro lado existem pessoas maldosas que simplesmente se aproveitam da situação para ganhar curtidas e doações fazendo o uso da imagem de uma pessoa inocente que, muitas vezes, nem sabe que suas fotos estão sendo compartilhadas.

Aprenda a identificar esse tipo de golpe

É muito fácil identificar uma postagem falsa, pois geralmente elas tendem a “obrigar” o usuário a fazer algum tipo de ação como curtidas, comentários e compartilhamentos. Postagens intuitivas, que não apelam no uso de imagens e são consideradas “limpas”, não costumam exigir nada do usuário. Elas apenas dão uma opção de escolha livre, e caso eles não queiram curtir ou algo do tipo, não irão para o inferno ou terão má sorte.

Tudo é uma questão de bom senso. Sair compartilhando fotos de pessoas desconhecidas sem o consentimento das mesmas é um ato ilegal, além de tornar o Facebook uma rede poluída, cheia de mensagens e fotos falsas.

Com certeza no futuro, essas pessoas irão ser penalizadas de alguma forma. Muitas usam um perfil falso para realizar esse tipo de ação, o que é contra os termos de uso do próprio Facebook.

Loading...